A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) de Maués definiu, após reunião de planejamento estratégico realizada nesta segunda-feira (2), novas medidas para enfrentar o surto de síndrome gripal que atinge o município nos últimos dias.

A partir desta terça-feira, 3 de junho, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão em prontidão para atender à demanda espontânea de pacientes com sintomas gripais. A decisão visa descentralizar os atendimentos e desafogar o Hospital Geral de Maués, que tem registrado um número elevado de casos.

De acordo com o gerente de enfermagem do hospital, Ramiro Ferreira, somente no último domingo (1º), foram registrados quase 300 atendimentos, número muito acima da capacidade de atendimento da unidade. “Estamos lidando com uma sobrecarga que compromete a agilidade e a qualidade do atendimento. A estratégia é redistribuir essa demanda para as UBSs do município”, explicou.

A secretária municipal de Saúde, Nayra Moreira, reforçou que a rede de saúde está abastecida com os medicamentos necessários e conta com equipes capacitadas para enfrentar o aumento de casos. “Estamos preparados para atender a população com eficiência e segurança, garantindo que ninguém fique sem assistência”, destacou.

A SEMSA orienta que aos que apresentarem sintomas leves de gripe, como febre, tosse, dor de garganta e coriza, procurem preferencialmente a Unidade Básica de Saúde mais próxima, evitando a superlotação do hospital e contribuindo para um atendimento mais ágil e eficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *